A exposição “Composições – Uma história fotográfica do Jazz em BH” retrata as conexões entre os músicos, o músico e seu instrumento, o músico e a plateia, o músico e a cidade. Os registros foram feitos no Restaurante Fonte Nova, Amadoria, Livraria da Rua, Wals Gastropub, Mercado Grano, Café com Letras, Da Capo, que abrem seus espaços para o jazz seja uma vez por semana ou em programações mensais, com a participação de músicos de gerações distintas.
A ideia desta exposição, como o nome sugere, é experimentar linguagens fotográficas e formas narrativas dessa história nunca antes registrada para construir uma linha imagética/diegética sobre a qual se sustente um acervo fotográfico do Jazz que acontece em bares e cafés de Belo Horizonte, remontando às origens do estilo em clubes nos Estados Unidos.
Registrar a conexão que existe entre os próprios músicos – que se revezam em inúmeros pequenos grupos entrelaçados pelo mesmo trabalho -, ou entre eles e o público – muitas vezes cativo, outras vezes apenas transeuntes que são conquistados pela arte do improviso -, e evidenciar Belo Horizonte também como a capital da música e dos músicos populares passa a ser objetivo principal desta proposta.
Ficha Técnica
Realização
Rabbit Jazz
Concepção e Curadoria
Leonardo Ramos e Karla Danitza
Fotografias
Leonardo Ramos
Direção e Coordenação Executiva
Karla Danitza
Design
Chris Souza
Assessoria de Imprensa
Iaçanã Woyames
Apoio Institucional
Museu de Arte e Ofícios – MAO
Parceria
Instituto Cidades Criativas – ICC e Savassi Festival
Apoio Cultural
ArtWork
Cervejaria Sátira
Marcos Lopes