Leonardo Ramos, Repórter Fotográfico. Registro profissional: 22669/MG.
​​​​​​​Sou fotojornalista freelancer e fotógrafo autoral especializado em fotografia de rua. Desde janeiro de 2019 tenho atuado como fotógrafo e jornalista freelancer nas coberturas dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio das Velhas, entre outros. Minhas principais experiências incluem a cobertura fotográfica do desastre ambiental em Brumadinho em 2019, bem como a participação em expedições, como a que percorreu mais de 300km do rio Paracatu, o principal afluente do rio São Francisco em volume de água. Além disso, sou fornecedor da Agência de Fotojornalismo Fotoarena, com fotos publicadas no Brasil e no exterior.
Entre os anos de 2018 e 2020, juntamente com a produtora cultural Karla Danitza, realizei um mapeamento de casas de Jazz em Belo Horizonte, que culminou na exposição “Composições: Uma história fotográfica do Jazz em BH”, exibida no Museu de Artes e Ofícios (MAO) de Belo Horizonte em janeiro de 2020.
Em março de 2023, publiquei uma série de reportagens para o Observatório Lei.A sobre o ressurgimento indígena na região de Ouro Preto/MG. Conto com diversas matérias publicadas na revista “Velhas” do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, e na revista “Chico”, do CBH São Francisco.
Em 2025 fui selecionado para a 19a Mostra de Fotojornalismo da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinegrafistas de São Paulo (ARFOC-SP).
Como fotojornalista, procuro documentar o espírito do tempo, com suas contradições sociais, lutas por direitos e resgate de culturas indígenas e afro-brasileiras.
Na fotografia autoral de rua, exercito o olhar para capturar momentos únicos e transitórios que contam histórias sobre a vida em ambientes urbanos.